sábado, 10 de julho de 2010

Irecê vista de cima

Agota, basta acessar a internet ou o Google Earth para ver, com precisão, as fotos de Irecê.



O que chama a atenção é o nível do desmatamento na região. A gente sabe que o plantio de feijão sempre teve espaço no final do século passado. Em face das poucas chuvas, nos últimos tempos não se teve mais plantio como antigamente. Acho que é hora de o governo vincular também o Bolsa Família ao reflorestamento.







Nós não temos florestas, acabamos com a Caatinga sonhando com a agricultura. Só conseguimos o suficiente para sobreviver, perdemos nossas árvores, nossos animais silvestres, nossas plantas medicinais. Diversas espécies foram extintas. Os órgão ambientais precisam focar mais o sertanejo. Sei que a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica são importantes, já disse isto antes, mas a nossa Caatinga é tudo para nós.







Por muito tempo não se tinha consciência, acabamos com tudo. Ainda há remédio. Cada um pode escolher uma árvore diferente para plantar. Existem árvores que não são recomendadas plantar em excesso, mas isso é papel para os técnico explicar, dizem que elas secam o lençol de água. Pode-se parar de caçar por um período. O que os nossos descendentes fizeram para não ter o direito de respirar? De conhecer os animais da região?

Nenhum comentário:

Postar um comentário